segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Como interpretar os rótulos dos alimentos?


Muitas pessoas ainda possuem duvidas quanto a interpretação dos rótulos dos alimentos. No post que falei sobre diet X light  dei algumas dicas, mas hoje resolvi falar mais detalhadamente a respeito.

Em relação à lista de ingredientes, esta deve estar em ordem decrescente, ou seja, o ingrediente que estiver em maior quantidade no produto é aquele que aparece primeiro e assim sucessivamente. A lista tem por objetivo informar ao consumidor quais são os ingredientes que compõem aquele alimento.

No que diz respeito ao valor energético, esta informação indica qual a energia que o alimento fornecerá ao nosso corpo; energia essa proveniente de carboidratos, proteínas e lipídeos.  Na rotulagem nutricional o valor energético é expresso  em forma de quilocalorias (kcal) e quilojoules (kJ). Obs: 1 kcal = 4,2 Kj.

Já os carboidratos são os componentes dos alimentos cuja principal função é fornecer a energia para as células do corpo, principalmente as do cérebro. São encontrados com mais abundância em massas no geral, arroz, açúcar...

As proteínas são necessárias para construção e manutenção  dos nossos órgãos, tecidos e células.  São encontradas nas carnes, ovos, leites e derivados, e nas leguminosas, como por exemplo, feijão e soja.

Em relação às Gorduras Totais, esta são as  principais fontes de energia do corpo e ajudam na absorção das vitaminas  A, D, E e K, conhecidas como vitaminas lipossolúveis. As gorduras totais referem-se à soma de todos os tipos de gorduras encontradas em um alimento, tanto de origem animal quanto  de origem vegetal.

Já as Gorduras Saturadas estão presentes, principalmente, nos alimentos de origem animal, tais como queijos, leites gordos, manteiga e requeijão. Quanto maior o valor da porcentagem do valor diário contido no alimento, maior a quantidade de gordura saturada presente no mesmo.

A Gordura Trans (conhecida também como Ácidos Graxos Trans) está presente na maior parte dos alimentos industrializados, como por exemplo, biscoitos, sorvetes e margarinas. É uma gordura muito prejudicial à saúde e deve ser evitada ao máximo, uma vez que nosso organismo não necessita deste tipo de gordura.  

A Fibra Alimentar está presente em diversos tipos de alimentos de origem vegetal, como frutas, hortaliças e alimentos integrais. A ingestão de fibras auxilia no bom funcionamento do intestino.  Procure consumir alimentos com alto %VD de fibras.

O Sódio está presente no sal de cozinha e alimentos industrializados (salgadinhos, molhos prontos, embutidos etc) devendo ser consumido com moderação uma vez que o seu consumo excessivo pode levar ao aumento da pressão arterial. Evite os alimentos que possuem alto %VD em sódio.

O valor da Porção é a quantidade média do alimento que deve ser usualmente consumida por pessoas sadias a cada vez que o alimento é consumido, promovendo a alimentação saudável.

Já o Conteúdo Líquido indica a quantidade total do alimento contido na embalagem, ou seja, é o valor do alimento desconsiderando o peso da embalagem. O valor deve ser expresso em unidade de massa (quilo) ou volume (litro).

Data de validade: Deve estar legível e deve constar pelo menos o mês e o ano para aqueles produtos que tenham duração mínima superior a três meses. É importante lembrar que nos rótulos de alimentos que exijam condições especiais para sua conservação, deve ser incluída uma legenda indicando as precauções necessárias para manter suas características normais, devendo ser indicadas as temperaturas máxima e mínima para a conservação do alimento (antes e após aberto). O consumidor deve também ter cuidado com alimentos em promoção; geralmente são produtos com validade próxima ao vencimento ou com embalagens em condições impróprias para o consumo.

Medida caseira: indica a medida normalmente utilizada pelo consumidor para medir alimentos. Por exemplo: fatias, unidades, pote, xícaras, copos, colheres de sopa. A apresentação da medida caseira é obrigatória. Esta informação vai ajudar o consumidor a entender melhor as informações nutricionais.

E, por fim, o VD, valor diário é o número em percentual que indica o quanto um alimento possui de energia e nutrientes em relação a uma dieta de 2.000 kcal. Para cada nutriente temos um valor diário diferente, que indica a quantidade do nutriente que a população deve consumir para ter uma alimentação saudável. As bases para a declaração de nutrientes são os valores recomendados para adultos, considerando-se um consumo diário de energia de 2.000 kcal. Dessa forma, por exemplo, duas fatias de pão de forma que possuem 100 kcal, logo proporcionará 5% do VD. Isso quer dizer que em uma dieta de 2000kcal, as duas fatias de pão representam 5% desse valor.
Basta saber que um alto %VD indica que o produto apresenta alto teor de determinado nutriente. Já os produtos com %VD reduzido indicam o contrário.
Para ter uma alimentação mais saudável dê preferência a:
• Produtos com baixo %VD para gorduras saturadas, gorduras trans e sódio;
• Produtos com alto %VD para as fibras alimentares.



Gostaram da dica? Se ficou com dúvidas, deixe-as nos comentários, ou, se preferir, abra uma discussão na pagina do facebook AQUI

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário